
Sustentabilidade

"Entre os valores professados e praticados pelo Grupo Habitasul destaca-se o da responsabilidade social. A partir do próprio conceito básico da empresa como o instrumento mais eficaz e legítimo do desenvolvimento econômico e social das comunidades em que está inserida. (...)
Consciência de cidadania, incluída aí a cidadania corporativa, supõe assumir as responsabilidades, individual e coletivamente, pelo desenvolvimento político, social e econômico que desejamos."
Péricles de Freitas Druck
Presidente do Grupo Habitasul
O Grupo Habitasul busca a sustentabilidade, a inovação e pioneirismo, e a transparência, visando sempre construir relações de valor e de longo prazo com todos os seus públicos.
O meio ambiente é premissa em todos seus desenvolvimentos imobiliários. Mais do que um compromisso, um diferencial para os empreendimentos Habitasul, do planejamento à gestão dos serviços.
Em 1980, quando da criação do empreendimento imobiliário Jurerê Internacional, em Florianópolis SC, estes princípios já estavam presentes.
Jurerê Internacional já nasceu com plano diretor próprio, com programa de regras construtivas e taxa de ocupação substancialmente menor do que o permitido pelo Plano Diretor da cidade de Florianópolis para seus outros balneários. Acresceu-se a isto uma infraestrutura, urbanização e paisagismo que privilegiam a natureza, o convívio e o usufruto dos espaços comuns e públicos, que fizerem deste o destino litorâneo mais desejado do Brasil: The Place To Be, como definiu o The New York Times.
O Residencial & Resort possui seu sistema próprio de água e esgoto (benchmarking para estado de Santa Catarina e do Brasil, com ISO 9001 e 14001), Sistema Integrado de Segurança, sistema de monitoramento ambiental e uma reserva natural também própria, a Reserva Olandi-Jurerê. E, quando da criação da Estação Ecológica de Carijós - ESEC, por decreto federal em 1987, a essa reserva ambiental se agregaram os cerca de 190 hectares que o empreendedor de Jurerê Internacional, já na aprovação de seu projeto, em 1980, apartara de sua propriedade e definira como área de preservação permanente.
Nas palavras de Péricles de Freitas Druck Presidente do Grupo Habitasul e idealizador de Jurerê Internacional, quando da comemoração dos 25 anos do empreendimento: “Há 25 anos, em 6 de novembro de 1980, teve início, com a primeira aprovação formal da municipalidade, o empreendimento a que colamos o nome e a marca Jurerê Internacional. Marca que pretendeu estabelecer, desde logo, o compromisso básico de qualidade diferenciada, de padrão internacional, nas suas quatro dimensões: a ambiental – preservação do patrimônio ecológico; a cultural – preservação do patrimônio arqueológico (os sambaquis), sociológico e histórico; a física – infraestrutura, saneamento, organização e conservação dos espaços e fluxos; e a humana – desenvolvimento da comunidade, segurança, facilidades, serviços, comércio e lazer, definindo um conceito e um estilo de bem-viver.”
Os mesmos princípios foram aplicados às empresas da área industrial da Habitasul, com a diversificação do portfólio de negócios do Grupo, na década de 90.
Com produção integrada, florestas próprias e máquinas e equipamentos constantemente atualizados, a Celulose Irani S/A produz papéis para embalagens, papéis kraft – especiais e reciclados –, chapas e embalagens de papelão ondulado e resinas, assegurando o fornecimento de produtos provenientes de matéria-prima renovável com alta qualidade.
A sustentabilidade é parte do modelo de gestão da empresa e orienta as atividades da Empresa em seu dia a dia. A IRANI busca, em todas as suas atividades, manter lucros justos, com equilíbrio entre o meio ambiente e a sociedade. Investe em ações de desenvolvimento social, tem seus produtos certificados e publica, anualmente, o Relatório de Sustentabilidade.
A IRANI foi a segunda empresa no setor de Papel e Celulose no mundo e primeira no Brasil a ter créditos de carbono emitidos pelo Protocolo de Kyoto; realizou Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) em todas as suas unidades operacionais; foi a única do setor de papel, celulose e embalagem a constar no ranking Brazil’s Leading Reports da pesquisa Rumo à Credibilidade, e em 2012 ficou em 8º lugar no Ranking Melhores da Sustentabilidade - Programa Benchmarking Brasil, 4º lugar no Ranking da Década - Os melhores da Gestão Socioambiental Brasileira dos últimos 10 anos, e 1ª lugar em inovação e em RH no Guia Época Negócios.