A Transformação é resultado de nossas competências
- Sergio Führ
- 1 de out. de 2014
- 2 min de leitura

Como se desenvolvem as condições de evolução? Quem ambiciona a evolução sempre conta com a competência. Certamente um dos pilares evolutivos está na capacidade dos seus colaboradores. Qualidade se consegue com funcionários qualificados. Soluções criativas se conseguem através de colaboradores com estas virtudes. Flexibilidade de produção se consegue com equipes flexíveis. Estas competências ocorrem como consequência de obstinada procura por estas características.
No entanto, o nosso foco está muitas vezes na eliminação de deficiências. Em outras palavras, estamos focados em nossos defeitos, buscando eliminá-los e não focamos tanto em nossa qualificação para conquistar horizontes ainda não alcançados. Não que eliminar defeitos não seja importante, sem dúvida é preciso estar atento aos desperdícios e possíveis falhas mas, mais importante que eliminar deficiências, devemos aumentar as nossas competências.
Observe uma empresa ou pessoa que se admire e considere como exemplo. Quais as características que a levaram a ter sucesso? Foram as suas qualidades, capacidades e virtudes. Este objeto de admiração não possui defeitos? Sim, no entanto, as suas qualificações são mais desenvolvidas que as possíveis deficiências. Eliminar estas falhas não aumentaria sua competência. O foco deve estar em aumentar as características positivas. As características negativas, por consequência, terão menor impacto.
As empresas são organismos complexos, compostos de diversos setores e departamentos com pessoas diferentes em muitos aspectos. Cada parte possui capacidades e deficiências. O sucesso da realização dependerá mais do resultado da motivação e integração das competências destas pessoas e áreas, do que da influência de possíveis deficiências. Os insucessos serão explicados usando as “desculpas” das falhas de cada um. Eliminar as falhas não será garantia de que o objetivo será atingido, mas o incremento de capacidades necessárias e sua integração será o caminho para a sua realização.
Podemos pensar ainda melhor: deficiência é ausência de algo, enquanto competência é o preenchimento do vazio. É o que todos procuramos desde pequenos: aumentar o conhecimento, as experiências e, conseguindo este incremento, sermos mais capazes de enfrentar os problemas e as oportunidades.
O aprendizado é a roda que nos move. Os insucessos são experiências valiosas e devem ser detalhadamente avaliados. O foco, no entanto, deve estar nas competências que devem ser desenvolvidas. Se focarmos somente nos erros e problemas, não teremos certeza de que teremos sucesso na próxima vez. Quantas vezes fizemos análise e solução de problemas e mesmo assim não conseguimos atingir o objetivo? Aprender a não cometer os mesmos erros é garantia de acertar o alvo?
Alguns questionamentos:
Como estamos planejando o desenvolvimento das competências necessárias na nossa empresa?
Que conhecimentos são necessários para o sucesso das atividades que temos pela frente?
E no futuro, quais capacidades serão exigidas para competirmos no mercado?
A competição será feita entre competentes.
Agosto/2014
Sergio R. Führ
Comments