top of page
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Pilares motivadores de competências


Quando se defende o desenvolvimento de conhecimento, de capacidade e de talentos nas empresas, a possível grande dificuldade é a falta de motivação para estas atividades. A necessidade de fazer um esforço adicional para esta transformação gera dificuldade em empolgar os envolvidos.

No entanto, é importante que a liderança e suas equipes consigam ver vantagens claras em aumentar as suas competências. Primeiro, devemos ter claro o que deve ser incentivado para atender as necessidades:

  • Quais objetivos queremos alcançar?

  • Qual o foco exigido pela estratégia da empresa?

  • Quais competências necessitamos desenvolver?

  • O que precisamos em curto, médio e longo prazos?

Desenvolver competências nas pessoas e empresas é mais do que simplesmente aumentar as suas capacidades. É, simultaneamente a este incremento de capacidade, promover maior compromisso (responsabilidade), confiança e colaboração. São os primeiros quatro pilares que sustentam uma estrutura maior e complexa.

Este conceito é válido não só para as pessoas e setores internos da empresa, mas também para as relações com clientes e fornecedores. Quem quer comprar ou vender para alguém sem responsabilidade, que não seja confiável ou que não colabore com a relação?

Aumentar a capacidade de uma pessoa, de um departamento ou de uma empresa é aumentar seus conhecimentos, suas habilidades, seus recursos. Com isto automaticamente estamos também aumentando a sua responsabilidade (compromisso) pelo resultado. A confiança nesta pessoa ou equipe também cresce como consequência da maior capacidade e responsabilidade. A colaboração é a virtude que agiliza este desenvolvimento e potencializa o resultado.

Os quatro pilares se comunicam e se desenvolvem de forma interdependente quando se incrementa inicialmente um deles. Se a um setor é delegada uma maior responsabilidade, há naturalmente a tendência em reagir com maior confiança (agora representado pela lealdade e ética). Se um departamento recebe a colaboração dos demais, naturalmente se desenvolve neste grupo a capacidade que justifique a confiança.

É importante que se incentive o desenvolvimento das competências de forma gradativa aumentando simultaneamente as capacidades, as responsabilidades, a confiança e a colaboração. Isto dará maior motivação às pessoas e departamentos e consequentemente qualidade, além de velocidade de ação e decisão.

Nas inúmeras atividades da rotina diária é preciso contar com todos agindo na direção planejada e rumo ao objetivo proposto. Como se conseguiria isto sem capacidades, sem compromisso, sem confiança em si e nos outros, e sem contar com a colaboração dos demais?

Sempre avaliamos nossa performance. As métricas devem contemplar controles e indicadores eficientes e alinhados com a estratégia da empresa, e não uma coleção de números dispersos e até mesmo conflitantes. Se os pilares que sustentam o desenvolvimento das competências são responsáveis pelo incremento da performance, estes motivadores também não deveriam ser medidos?

Sergio Führ

NOTÍCIAS

bottom of page